6 Maneiras De Tornar-se Uma Pessoa Melhor

Alguns dizem que a inteligência nasce conosco. Por outro lado, a sabedoria, que é muito mais útil, pode ser adquirida ao longo da vida. Todos queremos nos tornar mais sábios, mas poucos conseguimos.
O Projeto Sabedoria, de Berlin, nos anos 80, definiu sabedoria como:
- Conhecimento espiritual;
- Conhecimento fatual;
- Excelente capacidade de julgamento;
- Excelente capacidade de resolução de problemas;
- Habilidade de aprender com o passado;
- Humildade, força emocional e capacidade de se recuperar após derrotas
- Ausência de reservas e maturidade – permitir que os outros lhe vejam como você realmente é;
- Profundo conhecimento da natureza humana, incluindo empatia pelos outros e outras culturas.

Entretanto, se você acredita que não possui todas essas qualidades, há também 6 outras maneiras de se tornar mais sábio:

1. Sociabilidade
Pesquisas mostram que pessoas que mantém maior contato com outras pessoas são mais sábias que aquelas que são mais reclusas. Alguns acreditam que isso vem do fato de que pessoas novas nos apresentam ideias, informações e experiências novas, o que nos enriquece a mente. Então, faça um esforço e permaneça em contato com seus amigos, saia mais, faça um curso...

2. Cabeça aberta
Sabedoria é a habilidade de compreender todos os aspectos de um problema, sem se deixar levar pelos seus próprios sentimentos. O significado de uma cabeça aberta é encontrar a verdadeira empatia e entender que que todo mundo possui uma história que é só sua, e não nos cabe julgar. Um bom hábito é escrever no início do dia tudo aquilo que lhe aflige. No final do dia, olhe para a lista e tente ver cada problema com uma perspectiva diferente – você vai se surpreender!

3. “Eu posso estar errado”
Uma pessoa inteligente sabe que é impossível saber tudo, e que a vida sempre traz algo novo quando você menos espera. Reconhecer os seus erros leva à sabedoria. Lembre-se de que a sua habilidade de reconhecer que está errado não destrói sua reputação, e sim a aumenta, pois pessoas sábias assumem a responsabilidade pelos seus erros. Nietzsche disse “A sabedoria impõe limites também no conhecimento”. Reconheça seus limites e admita quando estiver errado.

4. Experiências novas
Todos temos nosso próprio gosto para livros, música, arte, filmes, etc., mas familiarizar-se com outros estilos desconhecidos expande os seus horizontes e apresenta novas visões de mundo. Deixe de lado o romance que está lendo e tente ler ficção científica, uma biografia, um livro de história... Tente fazer algo novo, aprender uma nova habilidade, um novo hobby. Isso não só lhe tornará mais sábio, como também mais jovem!

5. Autoconhecimento
Muitos dizem que possui uma grande experiência de vida, mas quando foi a última vez que você realmente parou pra pensar sobre tudo o que aprendeu ao longo da vida?
Experimente fazer o seguinte: Escreva em um papel as suas três maiores falhas e seus três maiores sucessos. Ao lado de cada um, escreva alguns eventos que levaram você a estas falhas e sucessos, e as lições que você aprendeu com eles. Procure os padrões que existem neles, sem julgamentos. Conhecer a si mesmo é o maior desafio de todos.

6. Conheça o que acontece à sua volta
Sim, às vezes as notícias são dramáticas, mal representadas ou deprimentes, mas é difícil tomar decisões equilibradas se você não aprende com os erros de outras pessoas, cidades, países, do mundo. Mantenha-se informado, assista ao jornal, leia artigos na internet, e procure compreender o seu papel dentro das manchetes. Isso é crucial para atingir a verdadeira sabedoria.

Visão Educacional

Sites Interessantes

Frases e Provérbios