A Travessia

Programação Neolinguística (PNL)

O que é?

É uma tecnologia muito poderosa que facilita os processos de comunicação, aprendizagem e mudança tanto em âmbito pessoal como organizacional. Seus campos de atuação são tão amplos como o são os das relações interpessoais. Suas várias ferramentas promovem o desenvolvimento de estados de excelência pessoal, facilitando tanto a compreensão dos processos mentais, a flexibilidade do comportamento e o pensamento estratégico. A facilidade de sua aplicação, “sob medida” para diferentes situações pessoais, grupais e organizacionais, somada à sua grande efetividade transformaram a PNL em um dos modelos de interação humanos mais efetivos, desenvolvidos nos últimos tempos.

Hipnose Ericsoniana

A hipnose é um recurso que todos temos e utilizamos várias vezes ao dia. A Hipnose Ericksoniana, desenvolvida pelo psiquiatra norte-americano Milton Erickson, é o mais representativo sinal de evolução e da valorização científica da técnica. O método utiliza linguagens inconscientes, tais como o tom de voz, o ritmo da fala e da respiração, o olhar e a postura corporal, para induzir e manter estados de transe, permitindo que a pessoa entre em contato com os recursos ocultos de sua personalidade.

 Deste modo, o grande diferencial da Hipnose Ericksoniana está no fato de que o modelo não entra em choque com as crenças e opiniões do paciente, e elimina qualquer possibilidade de resistência, já que o paciente não se obriga a aceitar sugestões.

Perfil

Sou José Donizetti dos Santos, Filósofo e Educador há mais de 30 anos, professor e diretor do Colégio Maria Clara Machado (www.mariaclaramachado.com.br) e o idealizador de A TRAVESSIA – RUMO AO DESENVOLVIMENTO DE POTENCIAIS. (http://www.profdoni.pro.br/home/index.php/a-travessia).

Em 1978, comecei a atuar em sala de aula sempre trabalhando com temas voltados para a realidade do ser humano. Suas buscas e inquietações. Seus sonhos, seus medos. Suas “neuras”, seus potenciais de realização. O ser humano com tudo o que significa SER HUMANO. Desafios e mais desafios. Encontros, desencontros, reencontros. Encantos, desencantos e reencantos.

Sempre inquieto em busca de mais e mais conhecimentos e experiências, busquei minha formação como Coach na Sociedade Latino-Americana de Coaching (http://www.slacoaching.org/). Depois, ainda inquieto, identifiquei-me com os pressupostos da PNL – Programação Neurolinguística e, após intensa formação, certifiquei-me como Master Practitioner pela Escola Livre de Porto Alegre (http://www.portalescolalivre.com.br/).

Logo Slac-Membros

Enquanto isso fazia um curso de pós-graduação e hoje, após apresentar minha pesquisa sobre os problemas relacionados ao sono e impactos na rotina escolar de adolescentes, sou Especialista em Neurociências e Psicanálise Aplicadas à Educação, pelo Centro Universitário São Camilo, consciente, entretanto, de que “só sei que nada sei” e de que sou um eterno aprendiz.

Possuo formação internacional avançada em hipnose ericksoniana, certificada pelo ACT Institute, com o Dr. Stephen Paul Adler. (http://www.actinstitute.org/e em Educação Sistêmica, pelo IBHBC (http://www.educacaosistemica.com.br).

Sou Professor de Filosofia, Educação para a Vida e Sociologia. Atuo em sala de aula no Ensino Fundamental e Médio. Com uma amiga, Margarida Regina de Almeida, escrevi a coleção Fé na Vida, para aulas de Educação Religiosa, de 1º ao 5º ano do EF, publicado pela Editora do Brasil. Para o segundo semestre/2016, previsto o lançamento da nova coleção de 6º ao 9º ano, tendo autores eu, Margarida e Lucas Madsen e a temática Valores Essenciais para uma Educação do Cuidado. Atualmente, atuo, também, como Coach Educacional de adolescentes, jovens e adultos, seguindo o código de ética da SLAC (http://www.slacoaching.org/conteudo.php?id=33#novo_topo).

Coaching

É a arte de potencializar as pessoas para que consigam alcançar seus objetivos, superando suas limitações e desenvolvendo, ao máximo, suas capacidades. Ao longo do processo, o Coach colabora para que o cliente (Coachee) identifique sua situação no estado presente e o lugar que deseja chegar, o seu estado desejado e, juntos, estabelecem objetivos e metas com planos e estratégias de ação para alcançá-los.

Gera aprendizagem transformacional porque tem a capacidade de provocar mudanças nas pessoas de forma objetiva e muito eficaz. Para tal, o Coach não ensina, senão atua como um facilitador dos processos de reflexão e tomadas de decisão de seu cliente.

Coaching vem de carruagem, das palavras “coche” (inglês medieval) e “coach” (inglês atual). A palavra sempre deu a ideia de levar ou transportar, mas coaching tem hoje o sentido de treinar, de ajudar as pessoas a se dedicarem e a ter entusiasmo no cumprimento de seus objetivos, promovendo mudanças significativas em sua atuação nas diversas dimensões da vida.

Em nosso caso, focamos a atenção nas questões relacionadas aos processos educacionais, buscando, junto aos clientes, em geral alunos, pais de alunos e educadores, a identificação de situações limitantes e a busca de superação das mesmas.

Benefícios do coaching:

  • Aumentar a autoestima e a autoconfiança, movendo para a AÇÃO.
  • DESENVOLVER, ao máximo, as competências e habilidades pessoais.
  • Aprender a ADMINISTRAR adequadamente as mudanças.
  • Equilibrar visão, missão, valores e os propósitos da vida.
  • Aprender a valorizar a organização e a gestão do tempo.
  • Descobrir estratégias para administrar adequadamente o estresse cotidiano.
  • Aperfeiçoar a comunicação pessoal, intrapessoal e interpessoal.
  • Focar as energias pessoais naquilo que realmente é essencial.
  • Conseguir o crescimento e o desenvolvimento pessoal, nas relações com o outro, com o mundo e com o próprio sentido de viver.

Sessões

  • As sessões serão agendadas com antecedência pelo telefone (31)2551.3648 ou (31)2551.3649
  • Duração: 50 minutos podendo se estender até 60 minutos.
  • O cliente realizará algumas atividades em casa, entre uma sessão e outra.

 

A Travessia

A Travessia – Rumo ao Desenvolvimento de Potenciais, foi criado com o objetivo de contribuir para que pessoas possam alcançar suas metas a partir do desenvolvimento das potencialidades pessoais para, assim, sendo mais felizes e realizadas, assumirem o protagonismo quanto ao seu papel na construção de um mundo melhor para si e para os outros.

A luz se faz é na travessia!

Visão Educacional

Sites Interessantes

Frases e Provérbios