Artigos

Bem-vindo ao site do Professor Doni

Em 1978, por determinação dos nossos superiores, os padres agostinianos, eu e meus colegas nos mudamos para a Fraternidade Agostiniana, localizada no Barreiro, bairro imenso da periferia de Belo Horizonte. Principal objetivo: cursar Filosofia, na antiga UCMG – Universidade Católica de Minas Gerais, hoje PUC-MG. Paralelamente aos meus estudos acadêmicos, comecei a trabalhar na Pastoral da Crisma, na Paróquia Cristo Redentor, no Barreiro de Cima. A experiência, que durou muitos anos, foi extremamente enriquecedora. Além disso, comecei a lecionar no Colégio Cristo Redentor, também no Barreiro de Cima, dirigido pelo grande educador, o professor José Cabral de Melo. Experiência extremamente enriquecedora em minha vida, já que pude conviver e trabalhar, durante vários anos, com um grande mestre da educação, o professor Cabral. Muito do que aprendi da arte de educar, com certeza, devo a ele.

Por um curto período trabalhei no Colégio Santa Rita, no Barreiro, dirigido pelas Irmãs Agostinianas. Igualmente, no Colégio Pitágoras, convidado pela Irmã Amália, querida e admirada por todas as pessoas que conviveram com ela.

Em 1985, indicado pelo professor Francisco Morales, assumi, no Colégio Santo Agostinho Central, a função de Coordenador do Departamento de Orientação Religiosa (DEOR), hoje DEPAS. Nesse período continuei atuando também como professor de Educação Religiosa e Catequese. Foi um tempo de muitas experiências, principalmente o relacionado ao Encontro Travessia, criado por mim, direcionado aos adolescentes e jovens do colégio. Minha convivência com a equipe educacional do Santo Agostinho, sobretudo, sob a direção do professor José Alonso, muito contribuiu para o meu crescimento tanto pessoal quanto profissional.

Em 1994, tive a honra de assumir a direção do Colégio Santo Agostinho, convidado pelo professor Alonso e pelos padres agostinianos, ano em que o colégio completaria 60 anos. Todas as palavras do mundo seriam poucas para expressar minha eterna gratidão a todas as pessoas com as quais convivi e trabalhei durante anos.

O Colégio Maria Clara Machado entrou na minha vida aos poucos, mas, rapidamente, transformou-se num sonho pessoal: a possibilidade de promover uma educação pautada pelo acompanhamento mais próximo e individualizado dos alunos. A educadora e uma das fundadoras do colégio, Maria Cristina Ferreira, me acolheu com extremado carinho, respeito e consideração pela minha pessoa. Ela conta isso em: http://www.mariaclaramachado.com.br/home/images/stories/pdf/maria_clara_machado_livro.pdf

Hoje, tenho a honra de continuar dirigindo o colégio, contando com a atuação ativa de minha esposa, Mônica Agna Guedes dos Santos, de minha filha Taciane Guedes dos Santos e de meu filho Cristiano Guedes dos Santos.

Nós, juntamente com as Coordenadoras Dulce Ribas (Ensino Fundamental I) e Daniela Cordeiro de Almeida Lemos (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e nossa competente e dedicada equipe de educadores e educadoras, incluindo o pessoal administrativo, continuamos promovendo uma educação centrada na realidade da pessoa de nossos alunos e alunas. Os desafios são cada vez maiores e nossa crença no potencial de realização de todos os envolvidos no processo educacional se renova a cada dia.

Em 2016, celebramos os 45 anos do colégio com imenso orgulho!

Além de minhas funções no colégio, colaboro como Diretor de Assuntos Educacionais no SINEP-MG (Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais).

Atuo também como Coach Educacional (Saiba mais em: http://www.profdoni.pro.br/home/index.php/a-travessia/perfil). Sou Master Practitioner em Programação Neurolinguística e Especialista em Neurociências e Psicanálise Aplicadas à Educação.

A LUZ SE FAZ É NA TRAVESSIA!

Visão Educacional

Sites Interessantes

Frases e Provérbios